Nutrição no Opção Kids

Uma alimentação saudável começa durante os primeiros anos da vida de toda criança.
O cheirinho da comida que acaba de sair do forno, a descoberta de um novo sabor… Comer é sempre uma sensação muito prazerosa e para os pequenos esses momentos podem ser muito divertidos.
O contato com a natureza estimula a criança a zelar por sua preservação, pois elas criam um vínculo afetivo e de pertencimento ao ambiente natural, além de melhorar seu desempenho escolar e sua autodisciplina.

A prática do cultivo de uma horta pode ajudar a desenvolver uma alimentação mais saudável, diminuição do desperdício de alimentos e até um aumento na qualidade de vida.
Uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para incentivar bons hábitos, possuímos uma horta orgânica, aulas de educação ambiental e alimentação saudável, além de contar com uma nutricionista especializada em cardápios infantis.

A infância e a adolescência são períodos extremamente importantes para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável, uma vez que os comportamentos adquiridos nesta fase tendem a ser perpetuados por toda a vida.
Pensando nisso, no Opção Kids, buscamos trabalhar com a promoção de bons hábitos alimentares, visando promover um estilo de vida mais saudável ao desenvolvimento de nossos alunos. Como pilar da alimentação de nossas crianças, são aplicados os princípios da Nutrição Funcional, onde são usados como base produtos naturais, saudáveis e nutritivos, sempre com o olhar focado para as melhores matérias primas para as refeições de nossos pequenos.
Trazemos como princípios básicos para o nosso dia a dia:

1. Alimentação natural e saudável: Oferecemos diariamente um cardápio variado, rico em frutas e vegetais, e demais alimentos com grande densidade nutricional, oferecendo aos pequenos a cada dia um novo sabor;
  2. Maior aceitabilidade alimentar: Todos os dias, os alimentos apresentados no cardápio são colocados nos pratinhos de nossos alunos, onde é trabalhado junto a eles a importância do provar. Dentro das limitantes de cada criança, vamos trabalhando a curiosidade e quebrando mini barreiras dentro dos hábitos alimentares instaurados;
  3. Autonomia e independência: Os alunos são sempre devidamente supervisionados e auxiliados pela nossa equipe, e, dentro das particularidades de cada criança, é estimulado e trabalhado diariamente a autonomia e independência, resultando em momentos de grande alegria pelas conquistas dos nossos pequenos;
  4. Melhor relação com a alimentação: Nossos projetos não se baseiam unicamente aos momentos das refeições, tudo se inicia no belo projeto de nossa horta, onde os alunos passam a ter um contato mais próximo e melhor entendimento sobre a origem e etapas de crescimento de frutas e vegetais, tais experiências, estreitam a relação das crianças com os alimentos, promovendo assim, uma melhor relação e aceitação dos mesmos.

Onde se torna possível, também é trabalhado o aproveitamento integral dos alimentos, não só na produção das refeições por nossa equipe, como também em oficinas lúdicas e divertidas junto aos nossos alunos. Para crianças que apresentam algum tipo de alergia, intolerância ou sensibilidade, oferecemos alternativas igualmente saborosas e nutritivas de acordo com suas restrições, sempre baseadas na similaridade do cardápio do dia.

O carinho e o cuidado estão presentes em cada prato, prezando pela qualidade e pelo sabor para trazer ainda mais felicidade a cada colherada.
Fortalecendo esse princípio, contamos com uma equipe muito bem composta e preparada, onde temos todo o amor e carinho de Minelvina, nossa cozinheira, Patrícia, nossa Técnica em Nutrição e dietética, com toda sua atenção e cuidado, e, também, nossa nutricionista, Ana Caroline Guimarães, que está sempre presente para apoio de toda a equipe, e traz consigo uma bagagem de experiência não só na prática clínica funcional, como também, em Boas práticas e segurança alimentar.

Reconhecemos hoje que uma alimentação saudável durante a infância é duplamente benéfica, pois se por um lado facilita o desenvolvimento intelectual e crescimento adequado para a idade, por outro, previne uma série de patologias relacionadas com uma alimentação incorreta e desequilibrada, como a anemia, obesidade, desnutrição, cárie dentária, atraso de crescimento, entre outras. Sendo assim, devemos sempre considerar o grande papel do ambiente escolar e seus padrões alimentares para a promoção e criação de hábitos alimentares saudáveis.
Nossa maior inspiração é o carinho em nutrir!