Cardápio Opção Kids

Cardápio

O cardápio de nossa escola tem como referência a Ciência da Nutrição e o Conceito de Saúde, supervisionado por nossa nutricionista, organizando os alimentos em grupos, de acordo com o ideal de ingestão dos seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, sais minerais e fibras.
Pensando na saúde de nossas crianças, nossos cardápios contem alimentos saudáveis de cada um dos grupos relacionados.

Cardapio em PDF - NOVEMBRO e DEZEMBRO 2017

CARDÁPIO DE 27 A 30 DE NOVEMBRO E 1 DE DEZEMBRO 2017

Cardapio em PDF - DEZEMBRO 2017

CARDÁPIO DE 4 A 8 DE DEZEMBRO DE 2017

CARDÁPIO DE 11 A 15 DE DEZEMBRO DE 2017

CARDÁPIO DE 18 A 20 DE DEZEMBRO DE 2017 

 

 

Para informar sobre os grupos

GRUPO DOS CARBOIDRATOS

Função principal: fornecer energia.
Fontes sugeridas:

  • Pães (integral, de fibras, de aveia, centeio, bisnaguinha, francês, forma, entre outros) ;
  • Bolo simples, sem cobertura e sem recheio, preferencialmente caseiro (fubá, laranja, chocolate, cenoura, beterraba, etc) ;
  • Biscoitos sem recheio (de aveia/mel, integral, maisena, maria, cookie, biskui, água e sal, polvilho, etc) ;
  • Cereais: flocos de milho (sucrilhos), aveia, granola, musli, quinua, etc.;
  • Barra de cereal: diversas.

Outros carboidratos: milho, batata-doce, mandioca, etc.

GRUPO DAS PROTEÍNAS

Função principal: atuar no organismo como construtores, participando na formação do crescimento e manutenção dos tecidos; atuante na formação de novas células.
Fontes sugeridas:

  • Leite e derivados como: iogurte, leite fermentado (Yacult ou similar), danoninho, achocolatados (Nescau, Todynho, etc.), queijo mussarela, minas, ricota, polenguinho, etc.
  • Presunto magro, peito de peru, chester, ovo, atum light, etc.
  • Substituto para o leite e laticínios: leite de soja original ou associado com frutas, iogurte de soja, queijo tofu, etc.

GRUPO DAS VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS

Função principal: são nutrientes reguladores necessários para a manutenção da saúde e indispensáveis ao funcionamento do organismo. Atuam na formação do sistema nervoso, na estrutura da pele e cabelos, na formação dos ossos e tecidos, regulam o metabolismo, a imunidade, entre outros.
Fontes sugeridas:

  • Frutas in natura em geral: maçã, pera, banana, laranja, goiaba, ameixa, pêssego, melão, melancia, mamão, abacaxi, morango, uva ou salada de frutas, etc.
  • frutas secas ou desidratadas: banana passa, damasco, ameixa preta(sem caroço) uva passa, maçã, etc.
  • Sucos: naturais, de polpa congelada, tetra pack (caixinha), suco de latinha ou garrafa, água de coco. Evite sucos artificiais como o suco em pó.
  • Verduras como: alface, cenoura, tomate, agrião, pepino, etc., podem ser acrescentados ao lanche.

FIBRAS

Função principal: são importantes para o bom funcionamento intestinal. Algumas fibras também atuam na prevenção e cuidados como diabetes e colesterol.
As fibras são encontradas em todas as frutas, principalmente na casca e bagaços, também presente nas verduras em geral e cereais integrais como aveia, linhaça, granola, em pães de centeio, biscoitos integrais, etc.

OUTROS NUTRIENTES JÁ CONTIDOS NOS ALIMENTOS

AS GORDURAS

Função principal: fornecer energia.

Estão presentes na própria constituição de alguns alimentos, como na gordura do leite e derivados, no presunto, proteínas em geral, em bolachas, em bolos, pães, etc.
Fontes de gorduras saudáveis e minerais (sugeridos para crianças maiores de 3 anos): castanhas como a do Pará, caju, amêndoas, nozes, etc., sementes de girassol (sem casca), de abóbora. Evite o amendoim.

Recomenda-se a NÃO utilização de gorduras TRANS, que são as gorduras prejudiciais à saúde, encontradas nas bolachas recheadas, massas folhadas, croissant comum, Yo-yo cream, salgadinhos industrializados que contenham gorduras Trans.

Evite o excesso de gordura, para a prevenção de doenças cardíacas, colesterol e obesidade.

Evite gorduras adicionadas como frituras, maionese, etc.

ÁGUA

O organismo da criança é constituído por cerca de 80% de água e o do adulto por cerca de 60%. Por isso a importância da ingestão da água que é responsável pela condução química, hidratação e controle da temperatura.

 

 

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