Notícias Escola Opção Kids

Inteligência Emocional e Marshmallows

Pode parecer óbvio, mas não custa reforçar: quanto mais as crianças tem autocontrole, maior capacidade elas tem de fazerem escolhas melhores na vida. Isso tem a ver com inteligência emocional. O autocontrole é a aptidão chave da inteligência emocional. 

Ok, você pode se perguntar o que a inteligência emocional das crianças tem a ver com marshmallows (por que este título?). Bem, vamos lhe contar (com base em um artigo da Revista Planeta).

marshmallow

O “Teste do Marshmallow”  foi uma experiência criada pelo psicólogo americano Walter Mischel, nos idos de 1960. Pai de três filhas, entre 2 e 5 anos de idade na época, transformou sua curiosidade a respeito do comportamento delas em experiência científica com meio século de história.

Mischel e seus alunos da faculdade de psicologia da Universidade Stanford (EUA) deram às crianças da creche da instituição duas opções: comer naquele momento uma guloseima que tinham diante de si ou ganhar uma recompensa maior (dois doces) se esperassem sozinhas, diante da tentação, até que o pesquisador voltasse para a sala.


As crianças que dominaram seus impulsos e conseguiram esperar a volta do pesquisador, obtiveram melhores resultados na vida adulta. O teste provou que desde criança, a pessoa já dá sinais de sua capacidade de autocontrole, e isso pode ser determinante para o seu futuro.

As principais diferenças em relação às crianças mais impulsivas, as crianças que tiveram maior autocontrole exibiram, 10 anos depois do teste:
 

  • Maior autocontrole em situações de frustração.

  • Maior resistência a tentações.

  • Maior capacidade de concentração.

  • Maior inteligência.

  • Maior autoconfiança.

  • Menor propensão a ter atitudes imaturas

  • Menor propensão a envolver-se com substâncias ilegais.

 
Veja o artigo completo sobre a Pesquisa da Revista Planeta aqui -->  http://www.revistaplaneta.com.br/sobre-marshmallows-determinacao/

 

 

Fale conosco