Notícias Escola Opção Kids

Contato com a natureza na infância moderna

Contato com a natureza na infância moderna
O contato com a natureza na infância já não é mais o mesmo de 20 ou 30 anos atrás. As próximas gerações têm um contato cada vez menor com a natureza, mas estas experiências de aprendizagem desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma criança. Uma pesquisa encomendada pela marca Omo, chamada Crianças e Natureza (Children and Nature), mostrou que a maioria das crianças entrevistadas vê a natureza como uma excelente sala de aula.

Entre as mamães e papais, 66% afirmaram acreditar que o desenvolvimento de seus filhos será afetado negativamente se não conseguirem uma oportunidade para apreciar a natureza e 71% se sentem culpados por não ajudar seus filhos a brincar mais na natureza.

Alguns resultados do levantamento são capazes de assustar como: as mães subestimam o quanto seus filhos de fato gostariam de estar em contato com a natureza.

A maioria (58%) acredita que, se tivesse uma hora extra por dia, seu filho preferiria brincar dentro de casa, sendo que 46% das crianças afirmam que prefeririam passar essa hora extra ao ar livre. E apesar de falta de oportunidade de interagir com a natureza, as crianças ainda são agentes de mudança quando se trata do seu bom comportamento ambiental dentro da casa já que 91% das mães fizeram mudanças na sua vida devido às preocupações de seu filho sobre os danos ao meio ambiente.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Yale em 11 países: Estados Unidos, Argentina, Brasil, Reino Unido, França, Turquia, Índia, Tailândia, China, Vietnã e Sul África.

Fale conosco